• Advogado
  • Professor da disciplina de Direito Educacional do Curso de Pós-graduação de Gestão Educacional (Faculdade São Judas Tadeu)
  • Membro da Comissão de Direito à Educação da OAB/RJ.
  • Professor de Direito Educacional nos cursos para gestores, coordenadores e profissionais do direito e da educação.

O Autor concluiu sua graduação na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF); Pós-Graduação com Especialização em Direito Civil, Romano e Comparado (UFRJ); Curso de Pós-graduação com Especialização em Educação (SENAC-Rio); Curso de Pós-Graduação Atualização Jurídica na Administração Pública; Curso de Extensão em Aperfeiçoamento sobre Perspectiva do Direito Argentino pela Universidade de Buenos Aires (UBA); Além de advogado e membro da Comissão de Direito à Educação da OAB/RJ, é professor Universitário de Direito Civil e Introdução ao Estudo do Direito dos Cursos de graduação em Direito e professor de Direito Educacional nos cursos de Pós-Graduação de Gestão Educacional, Docência do Ensino Superior e Cursos para Gestores e Profissionais da Educação da rede pública e privada.  Professor-autor (conteudista) e professor-tutor da disciplina Direito Educacional, com material impresso para os Cursos de Pós-Graduação à distância de Gestão Educacional na UNISUAM, Faculdade São José e Faculdade São Judas Tadeu; Faz parte do corpo de consultores do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (IPAE), com produção científica; Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE). Ex-professor de Introdução ao Direito Educacional do Curso de Pós-Graduação a distância de Direito Educacional da PUC- Minas, que adotou esta obra no seu curso. Ex-professor e Coordenador de Iniciação e Pesquisa Jurídica da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Foi Coordenador de Estágio da Comissão A OAB/RJ Vai à Escola e assessor jurídico-chefe da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania – RJ (2000). A Câmara Municipal de São João de Meriti, em 3 de junho de 2004, concedeu “Moção de Congratulações e Aplausos” pelos relevantes serviços prestados ao município, como professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Em 25 de setembro de 2008, o Instituto de Pesquisa Avançadas em Educação (IPAE) conferiu o Prêmio “Destaque em Direito Educacional” pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da educação no Brasil. O autor tem publicado vários artigos na área jurídica e educacional em sites, revistas especializadas, livros; realizado palestras presenciais, videoconferência (PUC-Minas). A mais recente publicação com o título: Direito à Educação à luz do Direito Educacional (p. 576/597) ocorreu na obra “Direitos Fundamentais e Dignidade da Pessoa Humana” dos professores Cleyson de Moraes Mello e Thiago Moreira – Freitas Bastos Editora, 2015.

 

 

Aula Magna Foto Oficial

Direito Educacional Questões Contemporâneas.

Rio de Janeiro, 16/09/2016.

 

 Entrevista concedida para TV Justiça - Programa Iluminuras. 

Mestre em Direito Educacional, o advogado e professor Nelson Joaquim convidado do programa  Iluminuras. Autor do livro “Direito Educacional brasileiro: história, teoria e prática”, ele fala sobre vocação e homenageia os pioneiros na área. Edivaldo Boaventura foi um dos primeiros a publicar sobre Direito Educacional. Rui Barbosa foi um dos primeiros pedagogos do Brasil. Já Pontes de Miranda foi o primeiro a fazer um trabalho sobre o direito à educação. Por fim, Anísio Teixeira, o estadista da educação, contribuiu para a educação durante um longo período. Foi uma pessoa muito presente na educação brasileira.

Rio de Janeiro, 06/05/2016.

 

 

 

Entrevista no programa "Sem Censura"
Emissora: TV Brasil
Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (ONU)
Rio de Janeiro, 21/03/2016.